Para a elaboração do guião de uma proposta de atividade, eu e o meu grupo optámos pelo tema de uma vida saudável, promovendo, práticas de exercício físico e uma alimentação equilibrada, com recurso a ferramentas e aplicações online. Tornando-se o adulto mais autónomo face ao melhoramento da sua saúde, deixando o tradicional ginásio de lado.
Desta forma, propomos o acesso a sites e a utilização de ferramentas e aplicações respeitantes a práticas deste tipo, incentivando os indivíduos a tomarem medidas para se sentiram melhor com eles próprios.
Para mais informações sobre o nosso trabalho
https://drive.google.com/file/d/0B9QLgR95dM-Xc0o3UmhFMUJETms/view?usp=sharing
Gostei sem dúvida de realizar este trabalho! Apesar de complexo, possibilitou-me trabalhar com diversas aplicações e programas que nunca tinha trabalhado antes. Além do link do ficheiro acima disposto, procedemos igualmente à realização de um tutorial sobre o mesmo, contudo ainda falta dar os ajustes finais, motivo de ainda não ter colocado o respectivo link.
Referências
Imagem 1
http://satishrao.in/wp-content/uploads/2013/10/141.jpg
Imagem 2
https://www.fitnessblender.com/siteassets/video/o_fitness_blender_100_rep_workout_fat_burning_total_body_rou.jpg
O Projeto de Literacia Digital para Adultos (LIDIA) constitui um importante papel de formação face às TD (tecnologias digitais) , uma vez que visam promover a integração digital de adultos, através de um conjunto de propostas de atividades, destinadas a formadores e outros técnicos no âmbito da intervenção social, cuja função é trabalhar com e para adultos.
Muitas das atividades que nos podem parecer fáceis e inconscientes, como comunicar com alguém no Skype, redigir um e-mail, fazer compras online, constitui um desafio para muitos destes indivíduos, e é importante colmatá-los, de modo a adquirirem novas competências , consideradas como imprescindíveis para a aprendizagem ao longo da vida e deste modo, a tornarem-se mais
independentes.
Nesta sequência, na disciplina de Tecnologias Educativas II foi-nos pedido, que procedêssemos à realização de um questionário, que tinha como destinatários pessoas adultas, com competências digitais limitadas, a fim de perceber quais seriam as suas principais necessidades de intervenção.
Posteriormente, procedemos a realização de uma proposta de atividade, assente numa das necessidades encontrada, através da implementação do questionário e por fim, à construção de um poster individual respeitante ao Projeto LIDIA, o que foi bastante gratificante e fez-me perceber ainda melhor, a importância da transposição das tecnologias digitais para contextos de educação não formal e informal.
Para saberem mais acerca deste projeto: http://lidia.ie.ulisboa.pt/
Referências
Imagem 1
http://pplware.sapo.pt/wp-content/images2009/imagem_pc_idosos.jpg